23 de fevereiro de 2024

O aguardado edital do concurso ANATEL 2024 foi oficialmente divulgado, oferecendo um total de 50 vagas imediatas. Essas vagas estão destinadas ao cargo de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações, abrangendo diversas especialidades e proporcionando um atraente salário inicial de R$ 16.413,35.

Inscrições e Provas

O período de inscrições para este concurso será de 26 de janeiro a 26 de fevereiro, com o procedimento sendo realizado através do site da banca organizadora, o Cebraspe. A taxa de inscrição é de R$ 130,00. As provas estão agendadas para ocorrer em 26 de maio e serão aplicadas nas capitais de todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Histórico do Concurso ANATEL

O último concurso da ANATEL aconteceu em 2014 e teve como organizador o Cespe/UnB. Naquela ocasião, foram ofertadas 100 vagas, abrangendo candidatos de níveis médio e superior.

Cargos e Requisitos

As vagas deste concurso da ANATEL 2024 estão distribuídas em seis especialidades:

  1. Ciências Contábeis
  2. Ciências de Dados
  3. Direito
  4. Economia
  5. Engenharia (diversas áreas)
  6. Geral

Os requisitos básicos incluem possuir um diploma de nível superior devidamente registrado, emitido por uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).

Etapas e Provas do Concurso ANATEL

O concurso ANATEL será conduzido em duas principais etapas:

Primeira Etapa:

  • Provas objetivas e prova discursiva (caráter eliminatório e classificatório).
  • Avaliação de títulos (caráter classificatório).

Segunda Etapa:

  • Curso de formação (caráter eliminatório e classificatório).

Provas Objetivas

A prova objetiva terá uma duração total de cinco horas e valerá 120 pontos. Ela consistirá em 120 questões de múltipla escolha, nas quais os candidatos deverão indicar se cada item é CERTO ou ERRADO, de acordo com as instruções fornecidas. Para ser considerado aprovado no concurso, o candidato deve alcançar, pelo menos, 10,00 pontos na prova de conhecimentos básicos P1, 21,00 pontos na prova de conhecimentos específicos P2 e 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

Prova Discursiva

A avaliação discursiva valerá 30,00 pontos e consistirá em duas questões discursivas. A primeira questão, com peso de 20,00 pontos, deve ser respondida em até 30 linhas e abordar temas relacionados aos conhecimentos específicos. Já a segunda questão, com peso de 10,00 pontos, exigirá uma resposta de até 15 linhas, focando em temas relacionados a telecomunicações, conectividade e comunicações digitais. Para ser aprovado na prova discursiva, o candidato deve obter, no mínimo, 15,00 pontos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *