Cuidados necessários para manter a vida útil de seu veículo

porlivrariadaesquina

Cuidados necessários para manter a vida útil de seu veículo

A manutenção adequada de seu carro é a chave para mantê-lo em excelentes condições. Ela também pode ajudar a garantir sua segurança, a segurança de seus passageiros e de seus colegas motoristas. Aqui estão algumas maneiras de ajudar a manter seu carro funcionando sem problemas, indo além da manutenção realizada pelo Detran RJ.

Veja a lista de verificação de manutenção do seu carro

Considere adicionar estes itens à lista de manutenção de seu veículo “a fazer”:

Fazer a inspeção dos seus pneus regularmente

Saber como manter a pressão dos pneus de seu carro pode ajudar a reduzir o desgaste dos pneus e ajudar a garantir uma boa quilometragem do gás. Verificar a pressão de seus pneus inclui encontrar a pressão recomendada, verificar sempre e inflar ou esvaziar seus pneus de acordo.

Um pneu furado é um perigo que pode ser perigoso para você e seu carro. Há várias medidas preventivas que você pode tomar para evitar um furo, incluindo girar seus pneus a cada 5.000 a 10.000 quilômetros e ficar atento à retirada dos pneus.

Fazer a troca de óleo

A verificação rotineira e a troca do óleo de seu carro é essencial para manter seu motor em condições de funcionamento. Verifique seu óleo a cada mês e troque-o como indicado no manual do proprietário do carro.

Você mesmo pode trocar seu óleo ou levá-lo a um centro de serviço. Se optar por fazê-lo você mesmo, aprenda os passos necessários para drenar o óleo, ajustar o nível de óleo correto e descartar o óleo velho.

Você também deve saber que tipo de óleo de motor é melhor para seu carro, independentemente de você mesmo trocar o óleo ou levá-lo a um centro de serviço. Isto geralmente significa considerar três coisas – a viscosidade do óleo, se usar óleo sintético versus não sintético e a quilometragem do seu carro.

Verificar os fluídos dos freios

Há vários fluidos que devem ser mantidos nos níveis apropriados para ajudar a manter seu carro funcionando corretamente. De acordo com mecânicos específicos, você ou seu mecânico deve verificar:

  • Óleo de motor

  • Líquido refrigerante

  • Fluido de direção hidráulica

  • Fluido para freios

  • Fluido de transmissão

Um vazamento com qualquer um desses fluidos pode afetar a maneira como seu carro dirige. Se você detectar um vazamento, talvez consiga identificar o fluido pela sua cor. Isto pode ajudar você e seu mecânico a determinar de onde o vazamento está vindo. Também pode ajudar a acelerar o processo de reparo.

Teste as luzes do seu veículo

Uma lâmpada quebrada ou queimada é um risco para a segurança e pode lhe dar uma bela de uma multa. Aprenda como inspecionar minuciosamente cada lâmpada em seu carro. Se uma lâmpada estiver apagada, leve seu carro a um especialista para determinar se é a lâmpada ou o fusível que precisa ser substituído.

Os faróis são as principais luzes de segurança em seu carro. Considere tomar algumas medidas extras para ajudá-los a manter brilhantes, como limpar as lentes e substituir as lâmpadas quando elas começarem a escurecer.

Sobre o Autor

livrariadaesquina administrator